O BIM é um assunto muito amplo e complexo, por isso intimida muita gente. É muito comum profissionais dizerem que buscam aprender Revit por que o mercado está exigindo o BIM deles. É uma aspiração justa, mas é preciso entender que BIM é mais que aprender um software. É mudar a sua forma de projetar, considerando todas as variáveis de projeto desde a sua concepção.
Essa normalmente é a introdução que dou aos meus alunos em meus cursos de Revit. A dúvida imediata de alguns deles, especialmente profissionais autônomos, que trabalham com projetos em escala menor, é se o BIM serve para eles. A resposta é sempre um enfático "sim".
BIM é um excelente método para conceber e gerenciar grande obras, sem dúvida. Mas, quando devidamente implementado e organizado, também pode trazer benefícios para todo tipo de obra. É tudo uma questão de planejamento, preparação e compromisso.
Na Umaisum, desde o começo, decidimos: queremos entregar o melhor para os nossos clientes. A forma de entregarmos esse melhor é por meio do BIM. E somos uma empresa de duas pessoas.
A nossa empresa é jovem, mas já está juntando um belo portfólio, entre projetos comerciais, residenciais, desenvolvimento de PDV e serviços de treinamento e modelagem BIM. Todos os nossos projetos em metragem abaixo de mil metros quadrados. Todos em BIM. Não conseguiríamos a produção que temos com métodos tradicionais de projeto e o gerenciamento das informações seria muito mais difícil. Ainda não estamos 100% BIM, mas nossa meta é ficar cada vez mais.
Nossa implementação não foi da noite para o dia. Quando estávamos em fase de desenvolvimento do nosso plano de negócios, tivemos um processo de aprendizado e até de dúvida. Então, em nossas pesquisas, tivemos contato com o termo break even, usado em contexto de aprendizado:
Todo novo aprendizado tem um período de adaptação. Começa com a empolgação inicial e a expectativa que vai resolver todos os seus problemas. Depois temos alguma desilusão e perda de produtividade, percebendo que algumas tarefas ou continuam as mesmas ou vão precisar ser reaprendidas.
Leva algum tempo de aprendizado até começamos a perceber as vantagens e as melhores formas de aplicar o conhecimento novo.
Ou seja, não existe uma receita pronta e rápida. Existe um processo. Para que os frutos desse processo possam ser colhidos, é necessário paciência, compromisso e dedicação, pois só assim se atinge o objetivo final, que é a almejada produtividade e diminuição de erros e desperdício.
Nós colhemos o nosso aprendizado e, ao invés de guardar sob sete chaves, resolvemos usar para ajudar outros como nós a alcançar os frutos. Fazemos todo o trabalho de implementação de forma personalizada, respeitando o ritmo e cultura do parceiro.
Vamos tomar um café e conversar a respeito? Mande um e-mail para contato@umaisum.com
Comentarios